ideias e comentários do dia-a-dia e do design

30
Set 14

Interessado pelo design, desde cedo, Raúl Cunca entrou na Escola de Artes Decorativas António Arroio em 1977. Depois na Faculdade de Belas Artes em Lisboa, licenciou-se em Design de Equipamento, terminando em 1989 com mérito de bolseiro da Gulbenkian, e realizando posteriormente um mestrado em design industrial na Domus Academy de Milão e mais recentemente o doutoramento, novamente na Faculdade de Belas Artes (publicando a tese Territórios Hibridos).

Em Itália desenvolveu projectos com designers de renome como Paolo Deganello, Isao Hosoe ou Andrea Branzi abordando a problemática do design híbrido e mobiliário desdobrável. Entre 1986 e 1988, trabalha na Fábrica de Louças de Sacavém como designer, reformulando a imagem gráfica da empresa. Após a saída, funda o grupo Ex-Machina juntamente com os seus colegas recém-licenciados Paulo Parra, Marco Santos e José Viana. Este grupo, embora tenha tido uma vida curta, criou objectos como os telefones “Nó” e “Morphos” para o concurso Sony Design Vision’90, colecções de serviços de café e chá – “Do chá ao café” e “Só”-, linhas de mobiliário para empresas – “Deriva” e “Plano”- assim como também projectos de interiores, como é o caso da sede da empresa Latina Europa.

Raúl Cunca ganhou vários prémios, e participou em diversas exposições, tornando-se um dos designers que mais contribuiu para o reconhecimento do Design Português, dando-lhe visibilidade internacional ao participar em importantes exposições como a Bienal Internacional de Design de Saint-Étenne em França (2002) ou mostras exclusivamente portuguesas como “Sinne+5 Design aus Portugal” em Berlim e “Portugal2001” em S. Francisco.

Os objectos que projectou têm em comum características de versatilidade e adaptabilidade aos espaços e ao utilizador, podendo ter mais do que uma função, como é exemplo o banco de cortiça realizado no âmbito do evento “Significados da Matéria do Design” – Sus Design. Actualmente continua a dar aulas na Faculdade de Belas Artes, actividade que iniciou em 1994, sendo o coordenador do mestrado em design de equipamento, e é também professor do curso de design de interiores e equipamento no instituto politécnico de Castelo Branco.

Via museu virtual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por catita às 14:19

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


sobre mim

ver perfil

seguir perfil

58 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO