ideias e comentários do dia-a-dia e do design

19
Mai 14

Ingo Maurer, nasceu a 12 de Maio de 1932, na Ilha Reichenau no Lago de Constança na Alemanha, e é um designer industrial especializado na concepção de lâmpadas e iluminárias.

Depois de um aprendizado como compositor, estudou design gráfico em Munique, Alemanha. Em 1960 Maurer foi para os EUA, onde trabalhou em Nova York e San Francisco como designer gráfico freelancer. Em 1963, voltou para a Alemanha, e fundou Design M, uma empresa de desenvolvimento e fabricação de lâmpadas. A empresa mais tarde foi renomeada para "Ingo Maurer GmbH". Um de seus primeiros projetos, «Bulb» (1966) foi incluído na coleção de design do Museu de Arte Moderna, em 1966.

Em 1984, apresentou o sistema de fio de baixa tensão YaYaHo, composta por duas cordas de metal fixas horizontalmente e uma série de elementos de iluminação ajustáveis ​​com lâmpadas halógenas, que se tornou um sucesso instantâneo. Maurer foi convidado a criar instalações especiais YaYaHo para a exposição "Lumières je pense a vous" no Centre Georges Pompidou, em Paris, o Villa Medici, em Roma, e o Institut Francais d'Architecture, em Paris.
Em 1989, Fondation Cartier pour l'Art Contemporain, organizou a exposição "Ingo Maurer: Lumière Hasard reflexão". Para esta exposição, Maurer criou pela primeira vez objetos de iluminação e instalação que não foram feitos para produção em série.
Desde 1989, o projeto e os objetosde Maurer foram apresentados em uma série de exposições, incluindo o Museu Stedelijk de Amesterdão, o Vitra Design Museum, uma exposição itinerante com vários shows na Europa e no Japão, e o Museu Cooper Hewitt.
Em paralelo ao projeto de lâmpadas produzidas em série, Ingo Maurer criou instalações de luz para espaços públicos ou privados. Entre eles está a estação de metro Westfriedhof, em Munique, a estação de metrô Muenchner Freiheit. Para Issey Miyake, ele criou uma instalação para um desfile de moda em Paris. Em 2006, ele criou objetos e instalações de iluminação para o interior do Atomium de Bruxelas.
Desde o início de 1980, Maurer trabalha com uma equipe de designers e desenvolvedores muito jovens.
Ingo Maurer GmbH tem duas salas de exposição, em Munique, e em Nova York.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por catita às 23:04

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


sobre mim

ver perfil

seguir perfil

58 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO