ideias e comentários do dia-a-dia e do design

06
Jul 14

Zanine Caldas, (1919-2001) nasceu em Belmonte, no Brasil, foi arquiteto e designer autodidata, e iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, no início das anos 40, como maquetista. Zanine teve a oportunidade de trabalhar para os principais arquitetos modernos brasileiros, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Oswaldo Arthur Bratke.

Zanine abriu, no fim dos anos 40, a fábrica Móveis Artísticos Z, destinada a fabricar móveis em chapas de compensado, com desenhos mais modernos e com preços acessíveis para a classe média. Em 1964, perseguido pelos militares, viajou pela América do Sul e África, o que influenciou muito o seu trabalho posterior, pois passou a reconhecer o valor do “saber fazer” popular. Quando voltou ao Rio de Janeiro, no final dos anos 60, realizou vários projetos de casas em estrutura de madeira, em estilo moderno, com tendências coloniais. 

Em 1968, mudou-se para a Bahia, onde desenvolveu projetos de preservação ambiental, e criou uma produção de móveis artesanais, utilizando restos de madeiras, toras brutas e raízes das árvores desmatadas pelas fábricas de celulose da região, como forma de protesto contra os abusos ambientais.   

Em 1977, as suas obras foram expostas em importantes museus do Brasil, como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). Em 1989, além de fazer uma grande exposição de sua obra no museu de Artes Decorativas do Louvre, em Paris, recebeu medalha de prata da Academia Francesa de Arquitetura.

via brazilianfurnituredesign

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
publicado por catita às 22:59

pesquisar neste blog
 
contador
Pode também gostar de:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO