Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O blog catita

ideias e comentários do dia-a-dia e do design

O blog catita

ideias e comentários do dia-a-dia e do design

30
Abr14

Designer mês Abril: Javier Mariscal

Javier Errando Mariscal é um designer industrial espanhol, nascido em Valência a 9 de Fevereiro de 1950.

Desde 1970 vive e trabalha em Barcelona. Sua linguagem é sintética, de poucos traços e muita expressividade. De gesto ingénuo a uma intenção provocadora, que comunica e transmite. Começou a estudar design na escola Elisava de Barcelona mas deixou-a para aprender directamente do meio e seguir seus próprios impulsos criativos.

Começou no mundo do comic underground, e em 1979 desenhou o logótipo BarCelOna, trabalho que lhe contribui popularidade. Nos anos seguintes desenhou o taburete Duplex, autêntico ícone dos anos oitenta e participou na exposição "Memphis, an International Style", em Milão, expõs no Centro Georges Pompidou de Paris e participa na Documenta de Kassel.

Na década de oitenta desenhou várias colecções de têxtil para Marieta e Tráfico de Modas e expõe na sala Vinçon de Barcelona. Em 1989 Cobi é eleito como mascote para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992.

Cria o Estudio Mariscal em 1989 e colabora em diversos projectos com desenhadores e arquitectos como Arata Isozaki, , Fernando Salas, Fernando Amat ou Pepe Cortês. Entre seus traba

Em 1995 Twipsy é eleita mascote da Expo 2000 de Hanôver. Também em 1995 desenha para a produtora italiana Moroso a colecção Muebles Amorosos, que inclui um dos seus móveis de maior êxito, o cadeirão Alexandra, cujas formas orgânicas e o uso que faz da cor comunicam o estilo vitalista e extrovertido que caracteriza os objectos de Marechal.

Mariscal conta histórias. Episódios narrativos e poéticos, muitas vezes quotidianos e quase sempre com rebeldia e provocação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Favoritos

Em destaque no SAPO Blogs
pub